Quanto mais predeterminado e antecipado for o seu cuidado com os bezerros, o que envolve ainda ações de manejo já durante a prenhez, mais resultados você irá garantir ao longo de toda a produção. Será que você está atento a estas demandas? Veja algumas recomendações.
Segundo especialistas, além de animais bem cuidados durante a fase adulta, alguns cuidados nutricionais devem ser iniciados já em seguida ao parto, época em que o bezerro deve ingerir o primeiro colostro, correspondente a cerca de 5% do peso vivo.
Chamado popularmente de “leite sujo”, o colostro oferece um apanhado rico de nutrientes e ainda, importantes anticorpos que vão garantir a sobrevivência do bezerro, protegendo-o contra doenças. Em geral, o bezerro é desmamado com 8 meses de idade, mas o produtor pode lançar mão de alternativas para o desaleitamento precoce fornecendo além da dieta líquida, no caso o leite, um concentrado inicial próprio para estimular o consumo de dieta sólida e o desenvolvimento ruminal.
Alimentação
O período de nascimentos de bezerros(as) comumente ocorre no final do período das águas, momento este em que ainda há na propriedade um volume considerável de pastagem para a alimentação desses animais que, apesar de terem nesta fase um requerimento nutricional diferenciado, carecem de uma alimentação mais concentrada, com maior aporte energético.
Nesta fase, pode ocorrer uma grande demanda de volumoso (especialmente fibras) para a motilidade ruminal e alimentação da biota do rúmen. Na fase gestacional, especialmente no terço final da gestão, há necessidade de complementação da dieta das vacas com suplementação fornecendo maior nível de energia. E, para a fase de lactação, as vacas, logo após a recuperação do parto, aumentam o seu consumo de alimento e modificam as suas exigências nutricionais para alta produção de leite e, também, em momentos antes de entrar em gestação novamente.
Manejo com Probióticos
Os primeiros dias de vida dos bezerros são cruciais para o seu desenvolvimento. Neste período o animal desenvolve a capacidade digestiva necessária que será usada durante todo o seu desenvolvimento.
Utilizando um probiótico composto (por bactérias e leveduras) como o Nutripeso, você garante uma desmama mais rápida, maior crescimento e melhor desenvolvimento, estando os animais prontos mais cedo para a primeira gestação (fêmeas) ou abate (machos). Este reforço é importante especialmente em tempos mais secos, por exemplo durante o outono, nos quais o gado pode apresentar mais vulnerabilidade.
O produto, tem como base a Lactose, produto este de fácil diluição ou sucedâneo do leite, devendo ser usado durante a fase de aleitamento da bezerrada. O resultado do uso desse produto é um animal desmamado com 60 a 90 dias e com no mínimo o dobro de peso do observado ao nascimento.
Pré-parto
Uma outra solução indicada, no caso, na temporada do pré-parto para os animais é o probiótico Milkmax da Nutriphós. Produto composto por minerais orgânicos e quelatados, sua fórmula aumenta o estímulo anabólico e transporte de nutrientes para contribuir com o desenvolvimento da glândula mamária, além de gerar estímulo ao sistema imunológico, reduzindo a incidência de doenças e melhorando a qualidade do leite. Trata-se de um suplemento altamente energético, por isso conta com a #biotina em sua composição, e que beneficia muito a vaca no terço final da lactação, onde a sua exigência de energia é maior.
Problemas de temporada
Algumas dificuldades como o nascimento de crias fracas e até natimortos, geralmente são causados por uma nutrição deficiente na gestação da vaca, isto é comum no campo, em propriedades onde não se faz uma suplementação correta e as pastagens não suprem as necessidades mínimas de mantença e crescimento do feto, principalmente no terço final da gestação. Vacas devem estar em boas condições corporais, sendo indesejáveis as condições extremas, vacas muito magras ou vacas muito gordas.
A nutrição dos animais começa já no período fetal, onde a nutrição tem um papel importante em atender as exigências do animal. Acesse nosso artigo aqui no site sobre qualidade na produção de leite e confira mais detalhes técnicos.
Lembre-se! Casos específicos e dificuldades persistentes no organismo bovino, devem ser avaliadas junto a um especialista. Esperamos que as dicas citadas aqui ajudem você a garantir sempre os melhores resultados. Até as próximas!