Notícias

Nutriphós - Nutrição e Saúde Animal. Trabalhamos com produtos para melhorar o desempenho animal em produção e qualidade, sem o descarte da carne e do leite.

Saiba quais as melhores soluções nutricionais para cada tipo de gado

Técnicas de manejo adequadas à cada raça resultam em animais saudáveis, com melhor rendimento e, por consequência, melhores resultados para o produtor rural tanto para rebanhos criados em regimes de confinamento, como semiconfinamento e outros. Diferentes raças como Angus, Nelore, Tabapuã e Guzerá possuem diferentes necessidades nutricionais e diferentes demandas produtivas. Por isso, é preciso estar atento às medidas que possam se adaptar a cada uma delas.

O produtor rural precisa avaliar qual o melhor tipo de animal, de acordo com a sua região e a finalidade da produção. Por exemplo, animais zebuínos, como exemplares da raça Nelore, são mais resistentes a fatores como mudanças de clima, porém demoram mais na engorda e apresentam menos gordura.

Animais taurinos, como Angus: chegam ao peso de abate em, relativamente menos tempo do que outras raças, com maior quantidade de gordura em menos tempo, com maior quantidade de gordura, embora possuam menor resistência a parasitas, como carrapatos, e também são mais sensíveis ao clima tropical do Brasil.

Para vários desses casos, uma solução indicada é o probiótico Nutripeso. O produto possui veículo de fácil diluição, podendo ser usado durante o período de aleitamento. Para raças zebuínas, especificamente, o período inicial dos bezerros é crucial para um bom desenvolvimento, uma vez que, neste período, irão desenvolver a capacidade digestiva necessária para todos os outros ciclos. Os melhores resultados do tratamento são notados especialmente depois do fim do período de aleitamento.

Dependendo da raça a ser utilizada, as exigências dos animais são diferentes, a exemplo do que ocorre com os zebuínos que consomem 5% menos de MS (matéria seca), em relação inferior às raças européias. Além disso, os novilhos cruzados e os europeus toleram maior nível de concentração na dieta.

Os bezerros, por exemplo, durante os primeiros meses, estão em uma fase na qual o ganho é predominantemente o desenvolvimento dos tecidos musculares e ósseos, o que gera a necessidade de uma dieta com níveis de proteína e minerais superiores às dietas dos animais já mais desenvolvidos. Nas etapas seguintes, o mais indicado é uma dieta mais energética e robusta, recomendada por estarem em uma fase onde o crescimento do esqueleto e desenvolvimento dos músculos no geral já está consolidado.

Uma solução indicada nestes casos é o Biopeso, outro núcleo probiótico, este enriquecido com vitaminas e minerais e que pode ser utilizado para raças zebuínas em diferentes regimes de confinamento – tanto intensivo como semi-intensivo. Por meio de um acompanhamento em testes prévios, o produto apresentou melhoria na conversão alimentar, favorecimento do ganho de peso e até redução em efeitos como o estresse. O produto pode ser usado em combinação com o concentrado, silagem, sal mineral e ainda proteinados.

Seus resultados podem ainda ser otimizados se usado em combinação com o Núcleo Homeopático NTH Convita H, mais informações completas podem ser vistas no site.

Gostou das dicas? Esperamos que estas informações possam ajudar o seu trabalho pecuário a atingir novos resultados nas próximas temporadas. Esperamos que você tenha um próspero final de ano. Até mais!

(Com informações de G1 Agro, Portal Balde Branco e Rehagro)