Notícias

Nutriphós - Nutrição e Saúde Animal. Trabalhamos com produtos para melhorar o desempenho animal em produção e qualidade, sem o descarte da carne e do leite.

Conversão alimentar e produtividade, entenda como melhorar essa relação!

Para otimizar a produção e garantir um rebanho sempre saudável e disposto, trabalhar a conversão alimentar é sempre um tema importante. Pode-se definir a ideia de conversão alimentar como um perfeito elo de eficiência considerando alimentação, manejo e também a genética dos animais. Para garantir uma relação sempre eficiente entre esses aspectos, há ações que podem ser feitas com a ideia de garantir sempre os melhores benefícios e ganhos ao rebanho, veja a seguir.

Alimento e peso
De modo geral, o índice de conversão alimentar refere-se ao quanto de alimento é ingerido na base de matéria seca (MS) – a porção que sobra de qualquer alimento após a retirada de toda a sua umidade – para que o animal ganhe um quilo de peso vivo, ou seja, a quantidade de matéria seca que é consumida com foco no ganho de 1 kg do animal.

Por exemplo: se em um determinado lote de bovinos a ingestão média de matéria seca (MS) for de 10,5 kg durante o período de confinamento e o ganho de peso obtido for de 1,25 kg/dia, a conversão alimentar será de 8,4 kg de MS/kg de ganho. Saiba mais no artigo sobre conversão alimentar do Portal Agrolink.

A alimentação dos animais demanda um grande investimento e representa, em toda grande propriedade,a maior parte do seu custo de produção. Por isso, é fundamental conhecer estratégias para as melhores raças de gado (confira no nosso artigo aqui no blog).

E mais! Fique atento ainda a alguns casos específicos de conversão alimentar aplicados na avicultura. 

Ações de manejo
Deve-se buscar animais mais eficientes na utilização dos nutrientes e, em consequência, reduzir custos de produção, adaptando rotinas e manejos necessários conforme o objetivo é o tipo de confinamento. Isso envolve medidas como o controle de cocho ou até mesmo, mantendo o calendário de vacinas em dia. A conversão alimentar de bovinos precisa ter um ótimo funcionamento para que toda a produtividade tenha efeitos positivos.

Segundo pesquisas, algumas medidas que favorecem a conversão alimentar, incluem fatores como: alimentação de qualidade – o que pode ser feito  junto à um zootecnista, otimizando o ganho de matéria seca do animal e com nutrientes adequados – controle de ganho de peso na seca, exigências nutricionais do animal sendo atendidas, da mesma forma, água de qualidade deve ser fornecida a todo o rebanho.

Soluções indicadas
Além disso, há soluções especiais que podem potencializar a digestão dos animais, taxa de nutrientes e, englobando tudo isso, a conversão alimentar. Soluções homeopáticas, que beneficiam diversas funções naturais dos animais como o NTH CONVITA H, são uma forma assertiva de manejo que favorece a conversão alimentar dos animais.

Indicado para bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e até para avestruzes, este núcleo homeopático age diretamente no sistema imunológico, reduzindo o estresse e favorecendo a assimilação e absorção de nutrientes e conversão alimentar.

Além da parte nutricional, NTH Convita H ainda reduz os casos de mastites clínicas e subclínicas. Produto ideal para o ganho de peso, tanto em animais confinados quanto semiconfinados. No caso de bovinos, bubalinos e equinos, o produto deve ser usado de forma preventiva na quantidade de 10 gramas/cabeça/dia. Acesse nosso site e saiba mais sobre!

Para otimizar ainda a conversão alimentar, de forma mais ativa, uma outra opção é investir em probióticos da Nutriphós como o Nutripeso e o Biopeso. Núcleo probiótico enriquecido com vitaminas e minerais, o Biopeso pode ser usado em animais em regime intensivo e semi-intensivo. É um produto ainda recomendado para rebanhos em regime de confinamento e como forma de suplementar a alimentação via pasto. Sua fórmula pode ser adicionada ao concentrado, silagem, mineral e proteinado.

Esperamos que o post dessa semana tenha esclarecido informações importantes sobre o tema, e possa ainda favorecer sua produtividade para as próximas etapas de criação. Caso você tenha dúvidas ou precise de mais informações, entre em contato para orientarmos a sua produção sobre como obter os melhores resultados. 

Boa semana!